Rodoviaria Volta Redonda

Volta Redonda
Os passageiros de Volta Redonda foram surpreendidos com mais uma novidade, depois dos coletivos adaptados para deficientes: desde o mês de junho vários ônibus das linhas municipais e intermunicipais que circulam pela cidade têm sofrido alterações. Além da entrada pela porta dianteira dos veículos, a catraca de cobrança passou a ocupar a frente dos coletivos. Embora nem todos os ônibus já estejam readaptados, a expectativa das empresas é a de que dentro de 90 dias a nova disposição já esteja em todos os 300 carros.
Essa disposição, em funcionamento na capital do estado há alguns anos, vem cumprir uma legislação federal de mobilidade, que orienta às empresas de ônibus a destinar dentro dos coletivos mais espaço de trânsito para os passageiros, permitindo, inclusive, a acessibilidade para portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Foi o que explicou o diretor-presidente da Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros), Paulo Afonso de Paiva Arantes. De acordo com ele, a primeira cidade da região a se adaptar às orientações foi Volta Redonda, mas os municípios de Barra Mansa e Barra do Piraí devem ser os próximos a se adequar.
- É uma alteração que pretende melhorar os serviços, já que garantirá maior mobilidade dentro dos coletivos e maior espaço para movimentação. No começo causa certa confusão, mas com o tempo as pessoas se acostumarão - afirmou.
Além de permitir maior espaço dentro dos coletivos, as alterações de posição da catraca e das portas de embarque e desembarque permitirão mais segurança, já que, segundo Paulo Afonso, as mudanças também têm como intenção permitir maior visibilidade do motorista na hora do embarque e ainda garantirá o apoio do trocador durante o desembarque de passageiros.
- Antes o motorista não tinha muitas vezes a visão da pessoa embarcando nos ônibus, o que mudou agora. Com a mudança do embarque para a frente do veículo, ele sabe quando deve fechar a porta. Na hora do desembarque, o motorista poderá contar com o apoio do cobrador que, por estar em uma poltrona mais elevada que os demais passageiros, consegue enxergar quando a descida do transporte já foi concluída pelo usuário - disse.
O empresário explicou que a aproximação entre cobradores e motorista também é algo a se destacar, já que antes os dois ficavam durante todo o expediente em espaços distantes.
- A ideia da mudança é garantir ao usuário mais conforto e segurança e permitir aos funcionários das empresas mais integração, pois o trabalho de um dependerá do outro. Eles serão mais companheiros durante as viagens - lembrou.
Medida garantirá mais respeito ao idoso
O diretor-presidente da Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros), Paulo Afonso de Paiva Arantes, lembrou que a mudança iniciada nos coletivos deverá ser ainda maior, já que pretende padronizar a entrada de todos pela porta dianteira e evitar o constrangimento do idoso ou do portador de deficiência, de ter que se deslocar até outra porta.
- Neste primeiro momento, os idosos que ainda não possuem o Sindicard (bilhete eletrônico) têm de mostrar suas identidades, e por isso embarcam pelas portas traseiras. Mas quando o sistema for padronizado o idoso terá seu próprio cartão e essa diferença de embarque não vai mais existir. Todos entrarão pela porta dianteira - destacou.
Outro destaque apontado pelo presidente do Sindpass é o fato de que as empresas deverão diminuir as reclamações dos idosos, que hoje se queixam algumas vezes de os veículos não pararem quando eles se encontram sozinhos nos pontos de ônibus.
- Essa será outra vantagem do Sindcard do idoso. Eles passarão pela roleta como os demais passageiros. Então não haverá nenhuma forma de discriminação contra eles ou contra qualquer usuário - afirmou.
Usuários de coletivos elogiam mudanças
A aposentada Maria da Conceição Silva, de 79 anos, ficou surpreendida com a mudança do ônibus ao embarcar no coletivo do bairro onde mora em direção ao Centro de Volta Redonda. Ela foi informada pela reportagem do DIÁRIO DO VALE sobre os motivos da alteração e não só ficou contente, como disse que vai providenciar seu cartão Sindcard.
- Achei ótima essa notícia. Achei que eles tinham mudado por causa dos estudantes que ficavam se aglomerando na frente do ônibus, mas já que é para padronizar a entrada e dar mais espaço para a gente, é ótimo. O idoso anda devagar e ter que pegar o ônibus em outra porta diferente do restante das pessoas atrasa a viagem - disse ela, lembrando que alguns passageiros e motoristas não têm muita paciência.
Quem gostou também foi a dona de casa Regina Lúcia da Silva. Ela costuma acompanhar a mãe, que já é idosa, em consultas médicas e em compromissos como o recebimento do salário da aposentadoria e lembrou que, até então, tinha sempre que esperar a mãe subir para que pudesse se dirigir à outra porta de embarque.
- Minha mãe anda com dificuldade. Tenho que ajudá-la na locomoção. Antes eu tinha que levá-la até a poltrona pela porta da frente, descer do ônibus, dar a volta e passar pela roleta para pagar minha passagem. Com apenas uma porta para embarque, vai melhorar muito quando eu tiver que pegar o ônibus com ela - avaliou. http://diariodovale.uol.com.br/noticias/24478,print.html

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