Cartão SindCard Patrocinado

O que é o Sindcard?
O SindCard é um cartão eletrônico pré-pago que é usado para o pagamento da tarifa da passagem dno trasnporte público de pasageiros substituindo o dinheiro.

O usuário compra ‘créditos’ para o cartão que recebe. E cada vez que ele for utilizado nos terminais instalados nos ônibus, o valor da passagem é descontado dos créditos do cartão. Além de estudantes, o BILHETE ÚNICO beneficia as donas de casa, trabalhadores, prestadores de serviços, profissionais liberais, funcionários públicos, estudantes e todos que anda de ônibus em Volta Redonda.

O mecanismo eletrônico já é utilizado em várias cidades do país como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

As vantagens:
Ele é recarregável;
Pessoal e intransferível;
Combate os constantes assaltos em coletivos. Os resultados mostram que o uso do cartão eletrônico vai diminuir os riscos de assaltos a ônibus, trens, metrôs, barcas e outros meios de transporte público.

Preserva o meio ambiente na substituição do papel (vale transporte ou cédulas) pelo eletrônico, ajuda a evitar o corte de 11 mil árvores por ano em todo o estado, que são utilizadas para a produção da celulose, matéria prima do papel.

Diminui o número de carros nas ruas e avenidas, o que melhora o fluxo no trânsito evitando congestionamentos, acidentes e poluindo menos a atmosfera.

Cada maquininha instalada nos ônibus que circulam pelo município custa cerca de R$ 10 mil. É inviolável e inquebrável. Tem tudo para acabar de vez com o passe de papel e, melhor, o uso de dinheiro dentro dos veículos. Acabará ainda com o negócio ilegal de passes e vales transportes, pois os cartões só poderão ser usados nos ônibus. E o que é melhor, vai reduzir os custos das empresas de transporte de passageiros em cerca de 8%, o que, no futuro, servirá para baratear o preço do cartão.

A cidade e o Brasil ganham com economia de divisas e gastos com a saúde pública e desperdiço de combustível; as empresas ganham em eficiência e também economizam combustível; a população ganha em saúde. E o meio ambiente agradece.
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Gratuidade em Transportes Coletivos para Deficientes e Idosos
As pessoas com necessidades especiais e as maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido.
Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.

Lembre-se de dar o lugar para um idoso sempre!
Um dia você também vai ser um idoso!
Vai querer viajar em pé?
Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.

A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que prevê prioridade para o atendimento de idosos e de pessoas com deficiência no transporte coletivo. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado William Dib (PSDB-SP), ao Projeto de Lei 97/11.

Segundo o texto aprovado, caberá ao Poder Público estabelecer procedimentos operacionais nos serviços de transporte coletivo de passageiros para assegurar o atendimento adequado das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
O substitutivo estabelece que o Programa Nacional de Acessibilidade, previsto na Lei 10.098/00, deverá priorizar a destinação de recursos no atendimento às pessoas com deficiência para que tenham acesso a sistemas de comunicação e sinalização e aos sistemas de transporte público de passageiros.

Estatuto do Idoso

O texto aprovado pela comissão também altera o Estatuto do Idoso (Lei
10.741/03) para prever que o Poder Público disponibilize atendimento prioritário ao idoso nos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos e para o idoso em viagem fora do seu domicílio.


As medidas previstas no substitutivo foram originalmente apresentadas em voto em separado do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG). O deputado William Dib acolheu esse voto em seu parecer.


Linguagem universal
O projeto original, do deputado Walter Tosta (PSD-MG), previa a adoção de linguagem universal no transporte público municipal, intermunicipal e interestadual rodoviário de passageiros para assegurar a mobilidade e a acessibilidade de todas as pessoas, inclusive turistas estrangeiros e analfabetos. Essa linguagem universal teria como base números e avisos sonoros e luminosos.
O substitutivo aprovado, no entanto, excluiu essa previsão. O relator seguiu entendimento de que a disponibilização de informações sobre o transporte público urbano é competência dos municípios, enquanto o transporte intermunicipal é competência dos estados.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Fonte: Camara Federal
Íntegra da proposta: PL-97/2011


Ecotáxi: opção de transporte público em Volta Redonda

Rio de Janeiro elege cidade-piloto para testar veículos ecologicamente corretos já usados no exterior.

A preocupação com o meio ambiente fez com que Volta Redonda comemorasse seu 54º aniversário oferecendo à população o Ecotáxi. A cidade inaugurou o serviço disponibilizando quatro triciclos sem motor, com capacidade para o condutor mais dois adultos e uma criança. Para viabilizar o projeto, Volta Redonda ganhou verbas do Ministério das Cidades para construir ciclofaixas, bicicletários e 35 quilômetros de ciclovias.

O lançamento do Pedala-VR, um programa desenvolvido pelo município para incentivar o uso da bicicleta, reuniu cerca de mil ciclistas e contou com a participação do prefeito, Gothardo Netto, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marilene Ramos. Segundo a prefeitura, os condutores dos ecotáxis trabalham em parceria com duas cooperativas de táxi da cidade. Inicialmente, a tarifa vai ser subsidiada, mas o prefeito afirma que, mesmo depois da implantação do projeto, vai ser mais barato do que o táxi convencional, até porque o custo é menor.

Os ecotáxis de Volta Redonda são uma versão de alta tecnologia dos jinriquixás do Oriente e só têm permissão para circular pelas ciclovias da cidade. Na Europa, o mesmo tipo de transporte leva o nome de velotaxi e é comum em cerca de 27 localidades, como Paris, Barcelona, Roma, Amsterdã e Atenas. Facilitando o deslocamento do dia-a-dia, o ecotáxi serve para incrementar o turismo como uma forma tranqüila e confortável de locomoção, além, claro, de ser ecologicamente correto!
Fontes: Jornal “O Globo”, Site “Prefeitura de Volta Redonda”

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